Por que o nome? A nebulosa recebeu o apelido de “Dragões de Ara” devido à sua nebulosidade central, que se assemelha a dois dragões cósmicos se enfrentando.
O “Ovo do Dragão”: Frequentemente associada a essa região está a nebulosa NGC 6164 (ou NGC 6165), conhecida como “Ovo do Dragão” ou “Nebulosa Ovo de Dragão de Ara”. Ela envolve uma estrela rara e massiva de classe O, que está a lançar material e deve terminar em uma supernova dentro de 3 a 4 milhões de anos.
Dados da captura
Telescopio sv550 80mm / 480Df
Montagem exos 2 /onstep
Pier fixo
Canon t4i astromod
frames – 72x300s sv220 ha Oiii/6hs/ ••120x60s 2hs Lquad (estrelas) 8hs no total
Darks- 50
Flats – 40
guiagem sv106 60mm /sv305 pro
bortle 6
São Carlos sp